Fatia de mercado para cerveja artesanal segue em crescimento. País tem mil cervejarias registradas

O Brasil tem, hoje, mil cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, segundo levantamento realizado pela Folha de São Paulo. Conforme o jornal, desde 2014 a média é de cem novas fábricas de cerveja abertas a cada ano. Em 2018, 210 empreendimentos cervejeiros abriram as portas no país. Nos 5 primeiros meses deste ano, 111 novas cervejarias receberam os registros.

De acordo com Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), a maioria dessas indústrias é de pequenas marcas, que não produzem volumes expressivos. “Essas pequenas cervejarias ganharam notoriedade, espaço de gôndola e conquistaram o consumidor”, afirma Lapolli. Para ele, o crescimento do setor é um reflexo do gosto do consumidor, que está ficando mais apurado. “Até pouco tempo atrás, o brasileiro tinha apenas uma imagem, a da bebida estupidamente gelada. Hoje a busca por itens diferenciados aumentou e o mercado começou a ver cerveja artesanal com um potencial até então não explorado”, avalia o presidente da Abracerva.

Para Adilson Altrão, diretor-executivo da Schornstein, de Pomerode (SC), o principal concorrente das cervejarias menores continua sendo o universo de cervejas comerciais por causa dos preços inferiores. Ele também diz que “o crescimento do setor artesanal gera implicações na busca por espaço nas prateleiras dos pontos de venda, mas é uma afirmação da força do segmento e da cultura cervejeira, mostrando uma mudança no padrão de consumo”. E complementa: “o setor ainda tem muito a crescer. O percentual que ocupa hoje é muito pouco do que pode vir a alcançar”. A Schornstein iniciou as operações em 2006, na época com produção mensal de 10 mil litros. Atualmente produz 180 mil litros por mês.

 

Cervejarias por estado

Em 2018 o Rio Grande do Sul era o local com mais cervejarias artesanais em funcionamento: 186. No ano passado as demais estruturas cervejeiras estavam em outros 9 estados: São Paulo (165), Minas Gerais (115), Santa Catarina (105), Paraná (93), Rio de Janeiro (62), Goiás (25), Espírito Santo (19), Pernambuco (18) e Mato Grosso (13).

 

>> Com informações da Folha de São Paulo

>> Fotos: site oficial da Schornstein e arquivo Bavihaus (cervejaria Big John)

 

#Bavihaus, a Casa da Cerveja, em #SMOeste, #Itapiranga e #Blumenau.

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário