Kombucha não é moda, é saúde!

A maioria das pessoas ligadas à uma vida saudável, certamente já ouviu falar, ou até mesmo já provou do Kombucha (ou kombuchá). Mesmo assim, para uma considerável parcela de pessoas, esta bebida fermentada a partir de chá, é novidade.

Resumidamente, o kombucha tem origem na China e é uma bebida resultante da fermentação de um chá adoçado que, depois, pode ser saborizada naturalmente com frutas (mas também pode ser apreciada sem adição de frutas).

O kombucha pode ser consumido depois de formar gás ou mesmo in natura (ainda sem gás). A principal característica gustativa dele é marcada por uma acidez avinagrada e por uma pegada cítrica, decorrente das frutas. Há quem coloque algum condimento, como gengibre, coentro, folhagens, dentre outros.

Muito refrescante, especialmente quando gaseificado naturalmente (adquire o aspecto de um refrigerante) o kombucha possui qualidades que vão além de matar a sede. Ele fortifica o aparelho imunológico, regula a flora intestinal e contribui para a eliminação de toxinas do sangue. Mas há também outros benefícios vistos em relatos dos consumidores mas que, ainda, não foram estudados cientificamente. Portanto, pesquise um pouco mais sobre os benefícios e contraindicações da bebida.

Skoby de kombucha responsável por fermentar a bebida 

Legenda: skoby de kombucha responsável por fermentar a bebida.

Em virtude disso, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) criou, recentemente, uma Instrução Normativa que estabelece os padrões de identidade e qualidade do kombucha, visto que, tratava-se de uma bebida comercializada sem muito controle de produção.

Porém, o kombucha feito em casa para consumo próprio, não necessita controle dos órgãos fiscalizadores e é muito simples de fazer. Mas antes de deixarmos aqui uma receita para você fazer kombucha em casa, vamos entender um pouco mais sobre este chá fermentado.

Que tipo de chá devo usar?
O chá mais utilizado e recomendado é o chá preto. Mas também pode ser produzido com chá verde, chá de mate, chá branco, chá de flores, chá de casca de frutas, dentre outros. Isso porque a prática ainda é recente aqui no Brasil e os experimentos caseiros ainda estão em evolução. Tem gente testando de tudo, afinal, paladar não se discute. O que se deve discutir é a questão dos benefícios para a saúde, mas nisso, a Ciência tem muito a descobrir.

Qual a função do chá?
A função do chá é servir de base para as bactérias probióticas (chamado de Skoby) que, na verdade, se alimentam do açúcar adicionado ao chá. O açúcar mais indicado é o branco refinado, mas também é possível usar açúcar cristal, mascavo, Demerara, mel ou melado de cana. Faça os testes.

Probióticos, o que são?
São microrganismos que fornecem ao nosso intestino, um exército de bactérias saudáveis que agem na digestão resultando em uma melhor absorção dos nutrientes dos alimentos ingeridos. Essas “bactérias do bem” combatem as “bactérias do mal” causadoras de pequenas infecções que o nosso corpo precisa combater todos os dias.

Posso beber o quanto quiser?
Nutricionistas recomendam uma dose média de 300ml por dia, para pessoas que praticam atividades físicas regulares. Porém, orientam que se inicie com cerca de 100ml por dia e faça-se um monitoramento do corpo observando possíveis desconfortos intestinais ou diminuição da imunidade do corpo. Embora a bebida pareça um refrigerante, ela deve ser consumida com cuidado.

Onde encontrar kombucha?
Para nossa sorte, empresas estão reconhecendo o poder do kombucha e, com isso, novas marcas surgem de tempos em tempos. O que antes era algo restrito às lojas de produtos naturais, hoje já é possível de encontrar até em mercados e conveniência de postos de combustível. Aqui na Bavihaus de Blumenau nós temos 5 sabores de kombucha que, logo, devem chegar às lojas do Oeste Catarinense. 

Como fazer kombucha em casa?
Fazer esta bebida gostosa e saudável em casa é muito simples e não custa muito. Para isso, separamos um vídeo do Youtube que é bem explicativo e didático. Inclusive este vídeo ensinou algumas pessoas aqui dentro da Bavihaus. Só assistir e começar a fazer:

Escrito por

1 Comentário

  1. Deixe um Comentário