Cerveja de presente é tudo de bom!

A gente há de reconhecer que, até pouco tempo, ganhar cerveja de presente ou qualquer outra bebida alcoólica (exceto vinho/espumante) podia passar uma impressão desagradável aos olhos de muitas pessoas. Tanto de quem recebia o presente, quanto de quem recebia a sugestão de presente vinda de um vendedor/a de loja, por exemplo.

Podia! Pois agora os tempos são outros. Um dos fatores que tem contribuído com a mudança de opinião sobre este assunto, está relacionado à cerveja artesanal, que tem encantado muita gente e interferido continuamente nesta perspectiva. Afinal, o vinho e o espumante já estão nas listas de presentes há décadas, e, por que não, migrar para a cerveja, cachaça, licores? Agora dá! E é muito legal!

A gente pode fazer uma breve análise e entender que há uma relação direta dessa mudança de visão com o crescimento do mercado e o estímulo ao consumo que ocorre em diferentes frentes, desde a propaganda em canais de televisão, internet, cursos, workshops, festivais. De outra forma, bares, cervejarias, cervejeiros caseiros e lojas especializadas surgem gradativamente, o que tem resultado em novas perspectivas sobre o consumo da cerveja, sem falar na movimentação econômica que os negócios geram.

Aqui na Bavihaus, a gente tem uma opinião bem clara de que a cerveja pode ser vista como um elemento socializador capaz de unir pessoas por horas (ou dias, no caso dos festivais). E, desta forma, ela (a cerveja) tem entrado em lares (e não apenas bares) com a finalidade de provocar uma experiência de consumo impactante e gratificante. A maioria de nós não se dá conta de que, como o café ou o chimarrão, a cerveja tem um propósito de valor humano, que é a socialização, embora muitos acreditem que ela serve apenas para matar a sede ou provocar embriaguez. Deste modo, cerveja é muito mais que isso. Ela é descontração, é gastronomia, é profissão, é história!

Cervejas e growlers fora dos kits são ótimas opções de presentes!

Se notarmos o movimento das grandes cervejarias em adquirir as pequenas, vamos perceber que a cerveja artesanal começa a ficar mais acessível, principalmente por meio das que são produzidas no Brasil. Assim, é mais cerveja na prateleira ao passo que é mais prateleira com cerveja também. Então é normal visitarmos lugares que, aos poucos, vão inserindo rótulos diferentes em seus mix de produtos. E com isso o número de apreciadores aumenta.

Um bom caminho para chegar a esses apreciadores é por meio dos presentes. Seja uma cerveja caseira, importada ou nacional, presentear com cerveja desperta uma curiosidade imensa nas pessoas porque por dentro de cada garrafa tem muita história a ser contada. E na nossa humilde opinião, todo mundo ama histórias. Aliás, a gente ama beber histórias também!

Com qual cerveja presentear?
Aqui a resposta não é tão simples. Por isso a gente sugere que você procure uma loja especializada ou busque informações na internet e junto de amigos. Mas nunca se esqueça de pensar na pessoa que for receber o presente! Considere sempre se esta pessoa já bebe cerveja artesanal; se ela produz cerveja em casa; se ela frequenta bares e restaurantes com cervejas especiais; se ela viaja/viajou para o exterior recentemente; se ela tem pessoas próximas que estão inseridas no meio cervejeiro, dentre outras situações. A partir disso você vai poder decidir por ousar ou manter-se nos estilos menos ousados consumidos pela grande maioria.

Estilos mais ousados
Essa recomendação geralmente segue a linha de presente para pessoas que já possuem uma certa bagagem cervejeira, que adoram aventurar-se em novos estilos com a mente aberta para encontrar uma cerveja boa ou ruim, e, neste caso, com a perspicácia de entender que a cerveja é daquele jeito em razão de seus ingredientes, processo de produção, fermentação, armazenamento, etc. Podemos citar muitos exemplos, mas os mais fáceis de lembrar são as cervejas azedas, as imperiais com alto teor de álcool ou amargor, as envelhecidas em barris de madeira que muitas vezes apresentam oxidação, as de fermentação espontânea, dentre outras.

Estilos menos ousados
Podemos colocar neste tópico os estilos de cervejas mais leves, com amargor, acidez e teor de álcool moderados a ponto de oferecerem uma condição de paladar mais suave, ou seja, são mais sutis para beber. As chances dessas cervejas causarem impacto negativo são mínimas. Podemos referenciar a maioria das cervejas de escola alemã e inglesas que prezam pelo equilíbrio de amargor/dulçor/álcool, bem como algumas belgas de dulçor mais presente e notas esterificadas (frutadas).

Lembre-se dos lúpulos
Existe uma fatia desse grande conjunto de pessoas que é apaixonada por amargor. Essa galera é conhecida como lupulomaníacos, hopheads e por aí vai. Para eles(as) você pode escolher cervejas de perfil mais amargo e com certeza vai acertar no presente. E se você tiver certeza de que a pessoa realmente gosta de cerveja amarga, arrisque-se nas superextremas. Pesquise referências na internet, peça ajuda aos nossos atendentes. Há sempre muitas opções dentro deste perfil de cervejas.

Por fim, cerveja de presente hoje em dia, é tudo de bom! Até mesmo se a pessoa for intolerante ao glúten ou for abstêmia de álcool, há ótimas opções. Isso porque a tecnologia avançou, os processos evoluíram e as cervejas sem álcool ou sem glúten estão cada vez mais saborosas. Pense bem! Um grande abraço, e boa escolha no presente!

As opções de kits de cervejas são muitas!

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário