Ressaca: o melhor é evitar. Se passar do ponto no carnaval, tem solução

Ah, o carnaval. Amado por uns, odiado por outros. Sempre foi assim e sempre será. Não é verdade? O texto de hoje é para o grupo dos que gostam e gostam muito da folia porque podem ficar mais tempo com a galera fazendo festa, azarar aquela gata ou aquele gato (só para os descompromissados, hein) e, logicamente, beber à vontade. Só que o "beber à vontade" pode virar o "beber demais" ou o "passar do ponto". As consequências desse comportamento excessivo não são nada agradáveis. Difícil é dizer o que é pior: passar mal durante a bagunça carnavalesca ou passar mal no dia seguinte, popularmente conhecido como ressaca. E que fique claro que não estamos condenando comportamento algum. O ideal é não exagerar, mas, como estamos falando de carnaval, digamos que um pouco a mais de álcool é aceitável. Que atire a primeira pedra que não nunca tomou um porre.

Vamos, logo, ao que realmente interessa. O que você tem de saber, se é que ainda não sabe, é que é perfeitamente possível beber à vontade sem passar dos limites. E não só é possível como é recomendável para não perder nada da festa e nem ficar um lixo depois. Isso é fácil e muito tranquilo porque estamos falando de cuidados 'pra' lá de simples. De acordo com a nutricionista clínica e esportiva Caroline Morosini, é com uma hidratação adequada que se evita ou se combate a ressaca. "E quando falamos em hidratação, devemos lembrar que ela tem de ocorrer não só quando se chega em casa depois da festa, mas entre uma cerveja e outra ou entre uma e outra bebida alcoólica qualquer", ela recomenda. Caroline acrescenta que uma boa hidratação pode ser com água, água de coco, sucos naturais e isotônicos, muito bons para repor as perdas pelo suor excessivo. Ela também observa que só a hidratação não é suficiente para manter o corpo em boa condição e disposto para os dias de festa. "A alimentação tem grande importância. O fígado de uma pessoa que acabou excedendo no consumo de álcool fica sobrecarregado e, por isso, alimentos gordurosos, frituras e comidas muito processadas devem ser evitados. A preferência deve ser pelos alimentos mais naturais, como frutas, verduras, legumes e carnes leves, como frango e peixe", diz.

 

As dicas da Carol

  • Hidrate-se e alimente-se com antecedência. Água, sucos naturais e água de coco são muito bem-vindos. Evite refrigerantes porque eles têm baixo poder de hidratação. E lembre-se: álcool e estômago vazio não combinam;
  • Hidrate-se a todo momento durante a festa. Intercale bebidas alcoólicas com muita água. Se bater a fome escolha alimentos leves. Uma opção é levar barrinhas de cereais. Consuma suco de fruta natural para favorecer a reposição da energia gasta durante o agito;
  • A terceira e última dica é para o dia após o exagero, que é quando bate a famosa ressaca. Consuma muita água, água de coco, isotônicos e sucos de frutas. Essa ingestão vai refletir no tempo de recuperação. E, mais  uma vez, alimente-se com frutas, legumes, caldos e carnes magras, evitando alimentos gordurosos.

 

Assinamos embaixo

Nós temos certeza que, seguindo as orientações da Caroline, o seu carnaval será excelente. Você vai aproveitar tudo o que a festa tem de melhor sem passar mal, sem dar vexame e, especialmente, sem a maldita ressaca, que acaba com o dia seguinte de qualquer um. Então, não tem mistério: hidratar-se e alimentar-se adequadamente o tempo todo e beber com moderação. #Bavihaus a sua casa da cerveja em #SMOeste, #Itapiranga e #Blumenau!

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário