Conheça a Bierland, uma das nossas cervejarias parceiras

Hoje damos início a uma sequência de postagens sobre as cervejarias que são nossas parceiras, na qual contaremos um pouco da história de cada uma delas, passando pelo mix de produtos e chegando aos planos para o futuro. Vem com a gente e conheça um pouco da Bierland, de Blumenau.  

No ano em que completa uma década e meia de existência, a Bierland vai investir na ampliação da fábrica, o que deve resultar numa produção mensal duas vezes maior que a atual. A cervejaria, que é uma das mais tradicionais de Santa Catarina, também tem uma novidade para os próximos dias. É o lançamento de dois rótulos. Essas foram algumas das revelações feitas pelo sommelier Yuri Holbrich, em entrevista para o nosso blog. Confira!

Yuri Holbrich Sommelier Cervejas Bierland

Bavihaus - Yuri, como é que a Bierland começou?
Yuri - A Bierland surgiu da iniciativa de 3 sócios, que atuavam no segmento de tintas industriais. Em 2003 eles resolveram buscar um novo empreendimento e foi aí que a Bierland surgiu. Inicialmente trabalhávamos apenas com chope e alguns rótulos. Em 2009 adquirimos uma linha de envase e começamos a nossa linha de garrafas, possibilitando vender para outros estados, aumentando nossa capilaridade. Foi nessa época também que começamos a ganhar os primeiros prêmios internacionais.

Bavihaus - E esses três sócios, já na época, tinham uma relação próxima com a cerveja artesanal?
Yuri - A proximidade com a cerveja artesanal existia porque estávamos localizados numa região predominantemente germânica, com raízes fortes na cultura cervejeira. Tanto que o nome Bierland é uma homenagem a nossa região. Significa "Terra da Cerveja".

Bavihaus - Que estrutura vocês têm hoje, tanto física como de pessoal?
Yuri - Hoje contamos com 20 funcionários, entre produção, administrativo, comercial e logística. A produção mensal gira em torno de 120 mil litros. Temos um portfólio de 13 rótulos.

Bavihaus - Todos diferentes?
Yuri - Sim. Pilsen, Weizen, Witbier, English Pale Ale, Vienna, American Red Ale, American IPA, Belgian Blond Ale, Strong Golden Ale, Russian Imperial Stout, Bock, Blumenau e Rauchbier.

Bavihaus - Alguma cerveja nova prevista?
Yuri - Vamos lançar agora, no Festival Brasileiro da Cerveja, dois novos rótulos: uma Oatmeal Stout e uma Pumpkin Ale.

Bavihaus - Sobre os prêmios conseguidos, quais vocês consideram os principais?
Yuri - Medalhas de Ouro, Prata e Bronze no European Beer Star. Nossa Bierland Vienna já foi eleita 4 vezes a Melhor Vienna Lager do Mundo no World Beer Awards.

Bavihaus - Hoje vocês vendem para muitos lugares no país?
Yuri - Sim, atendemos todo território nacional através de parceiros distribuidores e parceiros de e-commerce. Temos também uma loja de fábrica, inaugurada há poucas semanas, chamada de Bierland Outlet, com preços mais interessantes

Bavihaus - No mesmo local da fábrica?
Yuri - Exato

Bar da fábrica Bierlan

Bavihaus - E para o futuro, quais os planos?
Yuri - Estamos com um projeto de expansão da nossa fábrica. Dentro de algumas semanas começam as obras de construção de um novo galpão no terreno ao lado da cervejaria. Metade do ano chega uma nova linha de envase com capacidade maior.

Bavihaus - A produção vai subir para quantos litros?
Yuri - Nosso planejamento é aumentar, neste primeiro momento, para 240 mil litros por mês. 

Barris de cerveja Bierland

Bavihaus - Mais uma pergunta: o mercado da cerveja artesanal está crescendo bastante e, consequentemente, o surgimento de cervejarias tem se tornado frequente. A que se deve isso, na sua opinião, e é algo que você vê com bons olhos?
Yuri - A minha opinião é que o mercado está aí pra todo mundo. Várias cervejarias vêm surgindo, umas de forma cigana, outras com grandes investimentos de estrutura. A inclusão das microcervejarias no Simples foi um fator que influenciou esse crescimento. Há espaço para todos, cada cervejaria com o seu posicionamento.

>> Todas as fotos foram gentilmente cedidas pela Bierland, nosso muito obrigado.

#Bavihaus, a sua casa da cerveja em #SMOeste, #Itapiranga e #Blumenau!

Escrito por

1 Comentário

  1. Hi! I could have sworn I’ve been to this blog before but after looking at a few of the posts I realized it’s new to me. Regardless, I’m definitely happy I came across it and I’ll be bookmarking it and checking back frequently!

    Deixe um Comentário