Super dicas para curtir ao máximo o Festival da Cerveja de Blumenau

O Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau entra na sua 10ª edição agora em 2018. E nós da Bavihaus participamos como expectadores e apreciadores de cervejas desde 2012, quando ainda havia cervejeiro caseiro envolvido não só na organização, como também na exposição de cervejas. Sim, era possível beber cerveja feita em casa até 2012.
 
De lá para cá muita coisa mudou. O festival tornou-se um megaevento nacional com alcance internacional; o número de cervejarias presentes cresceu exponencialmente; a diversidade de opções gastronômicas cresceu no mesmo ritmo; e a forma como a gente bebia cervejas no festival também mudou. É engraçado lembrar, mas até 2013 ou 2014, grandes quantidades ainda prevaleciam sobre nossas decisões. Mas aos poucos fomos entendendo que existia uma forma diferente de aproveitar todas aquelas cervejas deliciosas à nossa disposição. Aliás, todas não. Apenas uma pequena parte!
 
Portanto, depois de alguns muitos goles, nos sentimos em condição de fornecer preciosas dicas que vão ajudar a aproveitar o festival de um jeito diferente. Vale a pena testar, confia na gente!
 
Tchau copo cheio
Quando entramos no evento, recebemos um copo de cortesia com marcações de 100ml, 200ml e 300ml. Cada uma dessas medidas tem um preço e, consequentemente, torna-se vantajoso enchermos os copos "até a borda". Se a gente fizer isso com 10 estilos diferentes de cerveja, teremos bebido aproximadamente 3 litros. E aí que a coisa começa a complicar, pois dependendo das cervejas que bebermos, o excesso de álcool vai nos causar alguns efeitos colaterais, como perda da capacidade sensorial, dores de cabeça e até a síndrome do "bolso cheio" que nos faz enriquecer na hora e comprar as cervejas mais caras sem condições fisiológicas de apreciar.

Adeus Copo Cheio
 
De 100ml em 100ml
Isso mesmo. Se apreciarmos as cervejas em doses de 200ml ou 100ml (recomendadas) com certeza a variedade de estilos ou rótulos que será possível provar aumenta consideravelmente. Além disso, com pequenas doses, nosso organismo sofre menos para metabolizar o álcool e a sensação de embriaguez demora um pouco mais a chegar. Mas para isso temos soluções, nas próximas dicas.
 
Uma chance para a água
Sim, a água tem papel fundamental na vida de quem ama cerveja. Além de nos manter hidratados, ela ajuda a limpar o palato para que possamos degustar a próxima cerveja sem a interferência da anterior. Podemos optar pela gaseificada, que tem uma ação de limpeza um pouco mais rápida em função do gás; ou bebermos in natura mesmo, que o resultado é muito similar.
 
Um copo para recordar
Certamente vamos lembrar desta dica como o título de um filme de amor. Mas claro, amor por um copo de cerveja que foi nosso companheiro durante toda a noite. Ele vai nos proporcionar lindas lembranças toda a vez que olharmos para ele na cristaleira. E falamos disso porque é de costume guardarmos o copo de cortesia e comprarmos um copo bonito para a nossa coleção. Só que invés de guardar este copo intacto, a gente bebe nele a noite toda e isso é muito gratificante. Chega a ponto de criarmos um laço de afeto com ele. Dá até ciúmes quando outra pessoa o pega na mão. Mas a sensação é muito gostosa!

Um copo para recordar
 
Hora de repor as energias
Chegar num Festival de Cerveja com a barriga vazia é um tremendo descuido. Além de fazer a gente comer mais do que deveria, nosso organismo vai ficar vulnerável ao álcool. Contudo, sempre há ótimas opções gastronômicas no festival. Muitas delas são lanches rápidos, um pouco pesados, mas que todos adoram. Tem batata recheada, hambúrguer, salsichas e tantas coisas mais que nem lembramos. Então a dica é nos alimentarmos antes de sair de casa e depois fazer aquele pit stop para repor as calorias, pois literalmente é isso que vai acontecer! rsrsrsrs...
 
De boa com as filas
Durante as quartas e quintas-feiras, o Festival da Cerveja tem se demonstrado muito tranquilo para comprar fichas e circular pelos estandes das cervejarias. Mas de 2016 para cá, as sextas e sábados tem sido de pavilhões cheios. E isso causa filas nos guichês, em alguns banheiros e, principalmente nos estandes. Portanto, além de uma boa dose de paciência, temos de ser educados e cordiais porque à essa altura o álcool já subiu na cabeça de muita gente e neste grande grupo de pessoas sempre há os mais esquentadinhos.
 
Além das medalhistas
Se tem uma coisa que faz as filas tornarem-se um pesadelo para os impacientes, são as cervejas medalhistas. Na sexta e no sábado, os estandes que ainda possuem cervejas medalhistas no Concurso ficam cheios praticamente o tempo todo. A dica é seguirmos para estandes mais vazios e explorar cervejas que não foram premiadas. É surpreendente como encontramos cervejas excelentes que não possuem medalha. Além disso, as chances de conversarmos com os cervejeiros são altas. Assim, saberemos de onde é aquela cervejaria, como a cerveja foi feita, quais são os próximos rótulos a serem lançados, etc. E a gente sabe que uma conversa pode gerar confiança; que confiança pode gerar relacionamento; e relacionamento pode gerar um copo a mais de cortesia, algo que será muito difícil de acontecer nos estandes mais movimentados. 

As medalhistas
 
Chance de pegar as medalhistas 
Chegar cedo é uma vantagem que temos para evitar as filas e conseguir aproveitar algumas cervejas medalhistas. Durante os dias da semana, o Festival abre suas portas às 19h e fecha à 1h, mas no sábado o evento começa bem antes, às 15h e fecha à 1h também. Caso a gente não tenha todo este tempo para permanecer no Festival, podemos optar por uma caça às medalhistas, que também vai ser bem divertido!

Opa, um amiguinho(a)
Isso é muito legal! Encontrar amigos ou fazer novas amizades é o que a cerveja tem de melhor a nos proporcionar. A gente sabe que isso acontece naturalmente, mas pela nossa experiência, quanto mais oportunidades tivermos de nos relacionar com outras pessoas, melhor. Seja nas filas, seja na hora do lanche, sentado no banco para descansar ou esbarrando em alguém, vamos aproveitar! Gentileza, gera gentileza; que gera amizades; que gera troca de experiências. Afinal, o Festival da Cerveja de Blumenau é capaz de nos oferecer uma pluralidade de etnias, sotaques, costumes, dicas de moda e muitas outras coisas.
 
Roupas leves e calçados confortáveis
A gente nunca tirou uma média de quantos quilômetros são percorridos em uma noite de festival, mas de fato caminha-se muito por lá. Se somarmos o tempo que ficamos em pé conversando com outras pessoas, com certeza o cansaço vem. E por isso é comum vermos pessoas descalças caminhando por lá, o que é um grande perigo pois sempre há quem quebre copo ou garrafa no chão. Então, como cada um sabe se vestir, nossa dica é apenas que escolham algo que possa se tornar confortável por durante várias horas, sem falar no calor nos dias de maior movimento.
 
Nada de boleia!
Essa não é uma dica, gente. É uma advertência. Então vamos respeitar nossas vidas e a vida dos outros. Tem Táxi à vontade no final do Festival. Tem Uber também. Afinal, vamos para nos divertir e queremos voltar para casa na mesma alegria.
 
That's all folks!
Esperamos que tenham curtido nossas dicas e nos vemos no Festival! Estaremos sempre identificados com alguma camiseta ou boné circulando por lá todas as noites. É só chegar e trocar aquela ideia marota. Adoramos conhecer pessoas e fazer novas amizades. Um abraço!

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário