Apesar de ainda poucas, opções sem glúten permitem que pessoas com doença celíaca bebam boas cervejas

O glúten é uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada. E como eles representam a base de muitos alimentos, o consumo da substância é comum. Esses três cereais também compõem boa parte das receitas de cervejas. Logo, o glúten está na nossa tão amada "breja".

Para a maioria das pessoas a presença, ou não, da proteína na bebida é só um detalhe, talvez até insignificante. Só que para quem é intolerante à ela é algo crucial porque a barreira é intransponível: não há como consumir cerveja. A ingestão tem de ser evitada, como ocorre com vários tipos de comida.

Segundo o site Tua Saúde, a intolerância ao glúten é a incapacidade ou dificuldade de digestão da proteína. O glúten danifica as paredes do intestino delgado, provocando diarreia, dor e inchaço abdominal e dificultando a absorção de nutrientes. Só com essa breve explicação dá para imaginar como é difícil a vida de quem tem a intolerância.

Organizações internacionais estimam que a doença celíaca (como é chamada a intolerância) afeta pelo menos 1% da população mundial. Se a estimativa estiver correta, o nosso país pode ter em torno de dois milhões de intolerantes ao glúten, número expressivo. A Associação de Celíacos do Brasil aponta a existência de 1 portador da doença para cada 600 brasileiros. No entanto, essa é a média obtida a partir apenas de casos diagnosticados.

Para tentar levar uma vida normal, ou o mais perto possível da normalidade, essas pessoas só podem consumir alimentos sem glúten: carnes, frutas, legumes e verduras. Mas, como a maioria de nós, os celíacos também têm vontade de produtos não tão saudáveis, como pão, massas e pizza. Nesse caso é preciso encontrar alimentos feitos especificamente para eles ou, então, produzir a alimentação por conta própria.

Com a cerveja não é diferente. Ou não bebe ou bebe apenas aquilo que não faz mal. No mercado cervejeiro as opções para os intolerantes não são muitas, bem menos, por sinal, que a variedade em alimentação. Ainda assim é possível beber uma boa cerveja. Para os intolerantes ao glúten, são duas as nossas dicas.

Uma delas é a pilsen da cervejaria Farrapos, de Passo Fundo (RS). No rótulo consta o selo de produto apto para celíacos. Segundo a cervejaria, o glúten existente no malte de cevada é degradado durante a fermentação por meio da ação de enzimas, o que torna o consumo da cerveja seguro para qualquer pessoa que tem a intolerância.

A outra dica é a pilsen 55 da Wienbier, de Leme (SP), que acaba de chegar as nossas lojas. Na parte da frente da lata de 710ml são duas indicações de que o produto é livre de glúten. O mesmo acontece na parte de trás, onde há um selo estampado destacando a característica da cerveja.

Se você é celíaco, saiba que não é preciso abrir mão de consumir uma boa cerveja. Apenas fique atento e escolha os produtos certos. 

#Bavihaus, a sua casa da cerveja em #SMOeste, #Itapiranga e #Blumenau!

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário