Chope e cerveja, eles têm mesmo diferença?

Se você gosta de uma boa “breja” gelada com certeza já tomou os dois produtos e pode ser que, em algum momento, tenha perguntado a alguém ou tenha sido questionado sobre as similaridades e as distinções entre eles. Na maioria das vezes o debate vira uma grande confusão porque nem todo mundo domina o tema.

É comum grande parte das pessoas dizer que a diferença é o processo de pasteurização, pelo qual a cerveja passa e o chope, não. Mas, será que é isso mesmo que os diferencia, se é que existe, realmente, diferença? Vamos entender melhor, sob dois aspectos: legal e cultural.

De acordo com a legislação brasileira, “a cerveja deverá ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado, podendo ser denominada de Chope ou Chopp a cerveja não submetida a processo de pasteurização para o envase”. Logo, para a lei nacional, cerveja é pasteurizada e chope não. Só que existe um equívoco histórico no regramento do Brasil.

Segundo a história, o termo chope tem origem nas primeiras cervejarias do país na década de 1800. Na época os alemães vinham para cá para ensinar os brasileiros a produzir cerveja. No fim do dia os estrangeiros sentavam à mesa e pediam a bebida dizendo “EIN SCHOPPEN”, que em alemão arcaico significa uma medida de aproximadamente 500ml. Era isso que eles falavam quando queriam uma caneca cheia, abastecida diretamente dos tanques ou barris das cervejarias. De tanto ouvir a tal frase os brasileiros chegaram à conclusão que o chope era o que vinha do barril.

O que a história mostra é que chope e cerveja nada tem a ver com pasteurização, que foi uma diferenciação técnica utilizada na lei muito provavelmente por pessoas que desconheciam os fatos. Na prática, então, eles são iguais? Talvez você esteja se perguntando isso agora. E a resposta é SIM. Hoje em dia, com a expansão do mercado cervejeiro artesanal, existe cerveja engarrafada que não passa pelo processo de pasteurização e existe chope, no barril, que é pasteurizado.

>> Quem aparece no vídeo é o sommelier Maurício Beltramelli, fundador do site Brejas e autor de um livro sobre cerveja. Não deixe de conhecer o perfil dele e de acompanhar o canal no YouTube

#Bavihaus, a casa da cerveja em #SMOeste, #Itapiranga e #Blumenau!

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário