Conheça alguns dos principais cursos de beer sommelier do país

Tá pensando em buscar uma certificação como beer sommelier? Com a expansão do mercado de cervejas especiais ficou muito mais fácil beber melhor. Também surgiram novas opções profissionais. Há quem pensa em frequentar um bom curso porque gosta de degustações e harmonizações e apenas quer mais conhecimento. Também há os que vislumbram a construção de carreiras nessa área ou querem em investir em empreendimentos focados em cerveja. Nesse caso a formação é, sem dúvida, indispensável. As possibilidades de atuação de um sommelier de cervejas são inúmeras. Mas, independentemente da intenção, o ideal, sempre, é frequentar um bom curso. Por isso, decidimos indicar alguns dos mais bem-conceituados do país atualmente.

Em Blumenau funciona a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), instituição que certifica os nossos beer sommeliers. A formação é oferecida em parceria com a Doemens Akademie, da Alemanha. O aluno recebe duas certificações: nacional e internacional. Segundo a ESCM, o participante conhece as características predominantes das cervejas e estuda a manutenção da qualidade da bebida com a melhor apresentação. O curso habilita o frequentador para atuar como profissional certificado em cervejarias, distribuidoras, varejo, restaurantes e outros empreendimentos cervejeiros. Também há aulas direcionadas para a criação de cartas de cerveja.

Outro curso renomado de beer sommelier é o do Science of Beer Institute. A proposta da instituição é percorrer algumas cidades do país para oferecer as aulas. Aqui em Santa Catarina as escolhidas são Florianópolis e Blumenau. De acordo com o instituto, o objetivo é habilitar o aluno para atuar como sommelier, exercendo a profissão de forma ética, atuando na comercialização e orientação de cervejas. São vários os aspectos abordados: degustação orientada, harmonização de cerveja e alimento, serviço de bebidas e noções sobre bebidas alcoólicas em geral.

O Instituto da Cerveja vai iniciar as aulas com duas novas turmas nas próximas semanas, mas elas são em São Paulo. Um grupo que frequentou o curso em Belo Horizonte recebeu a certificação recentemente. A ementa da capacitação diz que o participante é preparado para dominar vários aspectos relacionados ao universo cervejeiro para atuar como sommelier profissional ou como consultor ou assessor nos mais diversos segmentos do mercado, incluindo lojas, bares, restaurantes, distribuidores, importadoras e cervejarias.

A von Bräu Akademie é outra instituição que realiza o curso de sommelier de cervejas em vários locais. Entre os próximos, um será em Florianópolis. Os demais previstos acontecem em Minas, Goiás e no interior de São Paulo. A organizadora das aulas afirma que o objetivo é capacitar o aluno em diversos temas relacionados à cerveja para trabalhar em lojas, bares, restaurantes, importadoras de bebidas, cervejarias e concursos cervejeiros.

Conforme o Centro Europeu, o curso de beer sommelier da instituição foi criado para os amantes de cervejas artesanais, que desejam se especializar e ampliar os conhecimentos. O aluno é capacitado para conhecer processos produtivos e harmonizações, desenvolvendo habilidades para debater com clareza e segurança sobre o assunto. O site do instituto informa que as próximas turmas vão ser abertas em julho.

Se você pensa em obter a formação de sommelier de cervejas, tanto com fins pessoais como profissionais, vale a pena dar uma boa olhada nas propostas dessas instituições para avaliar investimento financeiro, grade curricular, formato das aulas, duração do curso e disponibilidade de frequência, que são alguns dos pontos que devem ser levados em conta por quem pretende imergir de forma ainda mais intensa no maravilhoso universo cervejeiro.

>> As fotos da matéria são da ESCM e do Instituto da Cerveja. A de capa, do jornal City Tour

#Bavihaus, a casa da cerveja em #SMOeste, #Itapiranga e #Blumenau!

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário