Dica do Sommelier: copo congelado, para que?

Esta é a primeira edição do novo espaço que criamos para o blog da Bavihaus. Nele os nossos beer sommelieres vão falar de tudo o que for relacionado à cerveja para que você, que nos acompanha, aproveite ao máximo o momento sempre especial de degustar uma boa cerveja, independentemente de estilo ou marca consumida. Hoje mostraremos o que há de errado em um hábito ainda muito comum, principalmente em bares e restaurantes: o uso de copos congelados para a cerveja. As dicas são do sommelier Alan Marcel Castaman.

É muito natural encontrarmos copos congelados em bares ou restaurantes. Mas também encontramos copos congelados na casa de amigos, familiares ou até mesmo em nossas casas. A ideia que temos é a de que dessa forma vamos manter a cerveja gelada por mais tempo. Porém, há mais desvantagens do que vantagens ao congelar os copos.

1- Todo copo congelado possui uma fina camada de gelo na parede interna e externa. Então, quando a gente encher o copo, o gelo vai se transformar em água e se misturar à cerveja. Literalmente estamos colocando água na cerveja!

2- Outro agravante é a qualidade questionável do método de limpeza em alguns bares e restaurantes. Se a água utilizada para lavagem e enxágue do copo estiver suja ou engordurada, com certeza vai deixar algum cheiro ou sabor indesejável na cerveja. Isso é nojento!

3- Também é comum ocorrer o congelamento da cerveja no copo em função da bebida estar muito gelada e entrar em contato com o copo que está mais gelado ainda. E cerveja congelada ninguém gosta!

4- Quando a camada externa de gelo começar a derreter certamente vai escorrer pelo copo e molhar a mesa ou o balcão. Então o copo vai gotejar na hora que formos beber. Isso pode ser um incômodo para algumas pessoas!

5- Mesmo se a água que a gente usar para lavar os copos for limpa, sem cheiro algum, o lugar onde colocamos os copos para congelar pode transmitir algum odor indesejado. Portanto, é sempre bom ter cuidado com isso. Copo com cheiro de freezer não dá, né!

Dicas simples

Devemos sempre lavar os copos com detergente neutro, esponja limpa e fazer um enxágue completo sem deixar resíduo do detergente.

Temos que deixar escorrer a água dos copos e depois guarda-los sem secar com toalhas, pois podem passar algum odor ou sabor indesejado ao copo, sem falar nos pequenos fios que o pano solta.

Por fim, se queremos que a cerveja não esquente no copo, devemos servir menores quantias e deixar a garrafa ou lata preservada da temperatura externa, dentro de um isolante térmico.

#Bavihaus, a casa da cerveja em #SMOeste, #Itapiranga e #Blumenau!

Escrito por

3 Comentários

  1. Eu, particularmente, nunca foi fã dessa história de copo gelado. É similar a ideia que muitos têm de que a cerveja deve ser servida "estupidamente" gelada, quando de fato a temperatura extrema prejudica em muito a degustação.

    Deixe um Comentário