Dica do Sommelier: latinha ou garrafa, entenda o lightstruck na cerveja

Nesta publicação Alan Castaman volta a falar da diferença entre uma mesma cerveja envasada em lata e em embalagem de vidro. Descubra por que, nem de perto, ela é igual, apesar de ter passado pelo mesmo processo de produção

Na última Dica do Sommelier fizemos um teste simples com cervejas em lata e em garrafa marrom. As 4 pessoas que participaram encontraram diferenças entre engarrafadas e enlatadas. Falamos, naquela postagem, que a mais evidente das diferenças era o lightstruck. Mas, afinal, o que é isso?

O lightstruck é um termo em inglês que significa "atingido pela luz", numa tradução reta. Quando os raios solares atingem a garrafa alguma coisa acontece lá dentro com a cerveja. Trata-se de uma transformação das moléculas de iso-alfa-ácido em função da luminosidade e do calor. Essas moléculas se degradam em partículas menores e resultam em um cheiro e gosto diferentes, desagradáveis para alguns, agradáveis para outros.

Entre os que não gostam há quem compare o odor ao da urina de gambá ou de cachorro. Se isso faz algum sentido, pouco importa. 

A verdade é que o aroma e o sabor da cerveja em lata são extremamente diferentes aos da garrafa verde ou transparente. Nas garrafas de cor marrom a diferença é sutil. 

É você mesmo quem tem que dizer se gosta ou não dessa diferença e o que prefere.

 

Iso-alfa-ácido

Este componente é extraído do lúpulo, ingrediente responsável por determinar o amargor da cerveja e prover estabilidade bacteriostática ao produto, agindo como um conservante natural. Quando o lúpulo é adicionado à cerveja (durante a fase de fervura) as moléculas de alfa-ácido são isomerizadas, ou seja, transformam-se em iso-alfa-ácido e se unem às moléculas de água existentes no mosto cervejeiro.

 

Compare você mesmo

O exemplo mais prático para fazer essa comparação é usar uma cerveja que tenha versões em lata e em garrafa clara. Deixe-as na mesma temperatura de consumo e sirva em copos iguais (pode ser de plástico ou vidro, tanto faz). Você vai perceber que o simples fato de a cerveja ficar exposta à luz (seja no trajeto em cima do caminhão ou no local de armazenagem) vai fazer com que o aroma e sabor mudem significativamente.

 

Outro teste

Pegue duas garrafas de cerveja de cor marrom da mesma marca. Coloque uma num quarto escuro e a outra deixe exposta ao sol por um tempo de 30 minutos a 1 hora, no máximo. Depois disso coloque para gelar e prove as duas. A diferença de cheiro e sabor será sutil, mas você vai perceber um odor característico na que foi atingida pela luz do sol.

 

O propósito desta publicação é apenas explicar o que é o lightstruck e por que ele ocorre. Não deixe de beber cerveja na garrafa verde ou transparente por causa disso. Não há nada de errado com a bebida nessas embalagens. Estamos falando de uma reação química normal que acontece na cerveja e que não vai fazer mal à saúde. Aliás, a grande maioria dos consumidores está acostumada a essas características e, inclusive, prefere as cervejas em garrafa. Vale a velha máxima de que gosto não se discute. Cada um tem o seu!

 

#Bavihaus, a casa da cerveja em #SMOeste, #Itapiranga e #Blumenau!

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário