Se você deixa de beber cerveja por causa do frio precisa conhecer experiências cervejeiras perfeitas para esta época

O frio chegou com tudo já há algumas semanas e trouxe de volta, com ele, hábitos que parte das pessoas tem nesta época do ano.

Um deles é o consumo de vinho, que aumenta muito. Vinho não é uma bebida apenas para o frio, mas é com as temperaturas baixas que ele se torna mais atrativo.

Outro desses hábitos, não para todo mundo, é claro, é deixar de consumir cerveja. Tem gente que prefere outras bebidas em vez da tradicional gelada. Tem também quem deixa a breja de lado porque simplesmente ela não “desce” tão bem quanto nos dias de calor.

Obviamente que há os que gostam tanto de cerveja que não abrem mão dela, faça calor ou frio, faça chuva ou sol.

Nosso post de hoje é para quem se identifica com algum desses perfis, ou com todos: continuar a beber a cerveja de sempre mesmo com a "friaca", trocar a breja por outra bebida ou simplesmente deixar de consumir por causa do frio.

Existem, sim, estilos que realmente não combinam com o clima atual e optar por eles não é uma boa escolha. A degustação tende a não ser prazerosa.

Agora, há o inverso disso. Inúmeras cervejas combinam perfeitamente com o frio. Elas são ideais para dias de temperaturas baixas. Então, o momento de degusta-las é a partir de agora para aproveitar ao máximo tudo que essas receitas têm de melhor.

Aromas e sabores mudam bastante dependendo do estilo, no entanto, o que os típicos de inverno possuem de semelhante é o teor alcoólico, bastante elevado: a partir de 6 ou 7 até mais de 12%.

Os principais para uma degustação perfeita em pleno inverno são doppelbock, eisbock, strong golden ale, strong scoth ale, tripel, quadrupel, barley wine e russian imperial stout. Qualquer um deles vai proporcionar a você uma experiência sensacional para um dia em que beber uma cerveja poderia nem passar pela sua cabeça.

Escolhendo o estilo

Uma das dicas é pensar na coloração. Se você está se aventurando agora nas "cervejas de inverno", procure pelas claras e com um teor de álcool de médio a alto. Bons estilos para começar são as belgian saison, belgian strong golden ale e belgian tripel.

Caso você se dê bem com cervejas escuras, que apresentam notas lembrando casca de pão tostada, caramelo e banana madura, pode partir para as bock, weizenbock e dubbel.

Em um dia muito frio talvez você queira uma cerveja com paladar adocicado e um teor de álcool elevado. Então vá para as strong scotch, english barley wine e quadrupel.

E se você preferir as cervejas extremamente escuras, com notas de café e chocolate, é só seguir a linha das dunkel, porter e imperial stout que vai ser tiro certo.

Harmonização

É uma das coisas mais bacanas em apreciar cervejas encorpadas e alcoólicas. As cervejas claras, por exemplo, você pode harmonizar com queijos brie, camembert e gouda, que têm uma massa (um miolo) mais macia e delicada. E passando fios de mel no queijo a combinação fica perfeita. 

Para cervejas com notas mais caramelizadas, uma boa harmonização pode ser com um prato principal. Carnes assadas ou grelhadas, principalmente de porco, são fantásticas com esse perfil de cerveja. Você pode optar por um lombo suíno com batatas rústicas ou então uma costelinha de porco ao molho babecue.

Por fim, as sobremesas. Tudo fica maravilhoso com um petit gateau. E mais: uma trufa de chocolate e até mesmo um brownie formam um par perfeito com cervejas escuras e extremas.

Seguir dicas para escolher sua cerveja ou sua harmonização é sempre uma mão na roda. Mas, não deixe de provar estilos diferentes que você tenha curiosidade por falta de alguma recomendação. Procure se informar na internet ou na loja mesmo, com o atendente. Com certeza a experiência vai ser enriquecedora, independentemente do estilo escolhido.

 

>> Fotos: arquivo Bavihaus, www.homewetbar.com, www.berghoffbeer.com e www.eater.com

 

#Bavihaus, a casa da cerveja em #SMOeste, #Itapiranga e #Blumenau!

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário