Dica do Sommelier: conheça os acontecimentos históricos responsáveis pelo surgimento da Pilsen

Decidimos falar um pouco de história para esclarecer ainda mais a confusão entre os termos Pilsen e Lager. Nosso sommelier de cervejas Alan Marcel Castaman pula alguns séculos de vida da cerveja até chegar à República Tcheca, em meados dos anos de 1800. Foi lá, numa cidade chamada Plzen (Pilsen), que surgiu um dos estilos de cerveja mais famosos do mundo e que deu origem a outros tantos também chamados de Pilsen, mesmo não sendo.

Até meados de 1800 a cerveja era escura e turva, como um caldo de cana. Embora os processos de malteação tivessem evoluído (fazendo com que os grãos não mais passassem por tosta intensa e nem apresentassem cheiro de fumaça), a cerveja ainda não tinha o aspecto visual que conhecemos.

Para identificar e solucionar os problemas de produção os tchecos contrataram um cervejeiro alemão. Josef Groll era um especialista atualizado com as tendências de malteação de grãos mais claros e menos tostados e um profundo conhecedor da fermentação Lager (em baixas temperaturas). Assim, depois de alguns estudos, testes e produções, Groll conseguiu desenvolver uma forma de produzir cervejas leves, claras e límpidas. Surgia, então, em 1842, a cerveja Pilsen (ou Pilsner), dourada, borbulhante, de colarinho branco e generoso, com sabor de cereais e um amargor acentuado.

Batizada com o nome da cidade, "a cerveja de Pilsen" foi ganhando espaço no sul da Europa em razão das características de paladar e aroma que agradavam aos apreciadores. Mas não só por isso. Ela recebeu um "empurrãozinho" rumo à fama por causa de outro acontecimento na Alemanha, naquela época: a produção de vidro.

Mais ou menos no mesmo período, na região da Boêmia, copos, cálices, canecas e diversos outros objetos que eram, até então, de barro, metal, madeira e até couro, passaram a ser feitos com vidro. Aliás, era na Boêmia que se fabricavam os melhores cristais da Europa naquele tempo. Assim, numa "combinação mágica" de uma caneca de cristal translúcida com uma cerveja dourada e brilhante, a cerveja de Pilsen foi conquistando fronteiras até chegar às Américas, décadas depois.

Hoje existem algumas cervejarias que produzem cervejas com características muito próximas às da que Josef Groll desenvolveu em Plzen, na República Tcheca. Mas, se você realmente quer provar a autêntica, do mestre cervejeiro alemão, procure pela Pilsner Urquell, que em tcheco significa "pilsen original". Prepare-se para sentir o sabor maltado dos grãos, seguido por um amargor marcante, desejados por muitos cervejeiros que já chegaram perto, porém, não conseguiram fazer igual.

#Bavihaus, a casa da cerveja em #SMOeste, #Itapiranga e #Blumenau!

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário