Passou mal porque misturou várias bebidas? Mas que desculpa esfarrapada hein!

É bem possível que você mesmo já tenha dito isto e, se nunca disse, sem dúvida ouviu alguém dizendo. “Tô de ressaca porque misturei muita coisa ontem”. Clássica essa, né? Tem, também, outra versão: “passei mal porque misturei uma marca de cerveja com outra”. E existe, ainda, outra variação, a de que o porre aconteceu por causa da mistura entre bebidas diferentes.

A grande verdade é que consumir bebidas do mesmo tipo, mas de marcas diferentes, ou, então, “detonar” vários tipos de bebidas alcoólicas juntas não é causa de embriaguez e nem de ressaca no dia seguinte e, muito menos, justificativa para comportamentos inadequados, também conhecidos como “fiascos”.

É provável que a maioria das pessoas use essa alegação por desconhecimento, porém, não podemos descartar a hipótese de existir gente que recorre a ela intencionalmente para tentar justificar o erro, bastante comum por sinal, de beber demais, além da conta.

Sim, o que realmente causa a bebedeira, como já deu para perceber, é o consumo em excesso de álcool combinado com uma dose (talvez pequena, talvez não) de falta de alguns cuidados.

Há alguns meses a Super Interessante publicou uma matéria falando sobre isso, com a explicação de um médico. Jacob Faintuch disse que a intensidade da ressaca depende da quantidade de etanol ingerida e das condições em que as bebidas foram consumidas. “Se você ingerir muito álcool ao estar desidratado, ou sem ter comido antes, vai sofrer um efeito devastador. Mas, se comer e tomar outros líquidos enquanto bebe, as consequências serão bem menores. O argumento de que beber só um tipo de bebida não dá ressaca não tem qualquer respaldo científico.” Viu? Como dissemos, a tese do “misturei e passei mal” é conversa para boi dormir.

A BBC também abordou o assunto. Segundo a reportagem, as causas dos principais sintomas de ressaca são desidratação, mudanças nos níveis de hormônios e os efeitos tóxicos do próprio álcool. Além disso, há evidências de que o sistema imune é afetado e isso poderia ser a causa da dor de cabeça, da náusea e da fadiga do dia seguinte. O texto afirma, ainda, que, como regra geral, quanto mais álcool se bebe (independentemente da bebida), pior será a ressaca.

Por que decidimos falar desse assunto aqui no blog? Bem, por algumas razões. A primeira, e principal, para desmistificar essa crença, tão popular. A partir de agora você sabe que se usar esse argumento estará falando uma grande inverdade. Se ouvir de alguém que foi a mistura que fez mal, vai saber que a pessoa está redondamente enganada. Aproveite e compartilhe essas informações com ela.

Outra razão dessa abordagem é ressaltar, como já fizemos em várias postagens, que a bebida em excesso faz mal. Logo, tente sempre beber moderadamente. E para reduzir ainda mais o risco de uma ressaca daquelas fique sempre bem hidratado, ou seja, beba bastante água, e não consuma álcool de barriga vazia. Estar bem alimentado é fundamental.

>> Fotos: Getty Images, The Telegraph e horasero.com.ve

#Bavihaus, a casa da cerveja em #SMOeste, #Itapiranga e #Blumenau!

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário