Cerveja em lata, dê uma chance a ela!

Saudações cervejeiras! Aqui estamos para falar sobre cervejas na lata e propor a você desafiar alguns pré-conceitos sobre elas. Como já abordado em duas publicações aqui no Blog da Bavihaus, uma comparando sabores entre lata e garrafa e a outra tratando sobre o impacto da luz na cerveja, vemos que os benefícios da lata vão além da boa conservação da cerveja e, consequentemente, do sabor que ela mantém.

Cervejas em latas e lindos rótulos

Os benefícios também podem ser percebidos financeiramente, economicamente e do ponto de vista ambiental. Isso porque, quando enlatamos as bebidas, o custo para o consumidor final é menor se comparado ao das embalagens plásticas e de vidro. Além disso, no Brasil há um alto índice de reciclagem de latas, movimentando uma cadeia complexa que vai desde o consumidor, passando pela coleta até chegar à indústria de reciclagem.

ALGUNS NÚMEROS
De acordo com dados da Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio), a lata de alumínio é a embalagem para bebidas mais reciclada do mundo. Isso quer dizer que há uma cadeia logística muito mais preparada para a reciclagem. Para se ter uma ideia, o índice brasileiro de reciclagem de latas gira em torno de 97% (dados de 2016), ou seja, de cada 100 latas consumidas, apenas três não são recicladas. Inclusive, cada brasileiro consome em média 109 latas por ano.

Outras informações divulgadas pela Abralatas revelam que a cadeia de coletadores de materiais recicláveis ultrapassa 800 mil pessoas no Brasil. Embora nosso sistema de coleta ainda seja muito mecânico, se comparado ao de outros países que possuem sistemas automatizados, os índices de reciclagem se aproximam dos de países do primeiro mundo. Desse modo, movimentamos a economia com cerca de R$ 950 milhões por ano só com a reciclagem de latinhas.

Então, sabendo que a lata possui uma cadeia de coleta e reciclagem altamente eficiente, gela mais rápido, protege da ação da luz e mantém a saúde da cerveja por mais tempo, por que não dar uma chance a ela?

CERVEJAS ESPECIAIS
Cada vez mais temos visto microcervejarias ou cervejarias locais enlatando cervejas. Além de a qualidade sensorial ser preservada, principalmente nas cervejas que possuem uma lupulagem mais elevada, há também a praticidade na paletização, no transporte e na reposição desses produtos porque envase e armazenamento são rápidos, inclusive, reduzindo custos advindos do tempo. Já diz o ditado que tempo é dinheiro.

Cerveja em lata deixa de ser tendência

Para quem consome cerveja super premium, cujo valor agregado da embalagem pode ser um diferencial, parece que a lata causa um certo desprestígio ao produto. Nós, da Bavihaus, também tínhamos essa percepção até entendermos melhor os aspectos já citados. É ruim para o meio ambiente o despejo de toneladas de garrafas de vidro, afinal, embora possa ser reciclado, o vidro é pesado, ocupa muito espaço e não é tão rentável quanto a lata para quem está na cadeia de coleta e reciclagem.

A verdade é que cerveja especial na lata é deliciosa e, de maneira alguma, perde prestígio. Aliás, pelo contrário. Na nossa opinião, ganha com isso. E não é à toa que, cada vez mais, surgem rótulos nas latas com estampas incríveis, produzidas com o mesmo zelo e carinho que os rótulos de garrafas de vidro.

BIERLAND NA LATA
A cervejaria Bierland, de Blumenau/SC, lançou no último fim de semana a versão enlatada de seis estilos: Pilsen, Weizenbier, Vienna Lager, Strong Golden Ale, India Pale Ale e Stout. O evento ocorreu na cervejaria e foi uma apresentação do que, agora, os clientes Bavihaus poderão desfrutar. Assim, a partir de hoje, a parceria entre Bierland e Bavihaus segue ainda mais alinhada. Tudo isso sem perder a qualidade e a competitividade dos serviços prestados.

Bierland Lança Cervejas em Lata

Como ainda são lançamentos, as versões em lata devem chegar às nossas lojas do Oeste em alguns dias. Em contrapartida, as lojas de Blumenau, por estarem próximas à cervejaria, já estão com o estoque gelado!

SEPARAÇÃO NA BAVIHAUS
Aqui na Bavihaus não há consumo dentro das lojas. Mesmo assim, é comum termos lixeiras para recolher plástico, lata e vidro de alguma bebida que, por ventura, venha a ser consumida por alguém. Esse lixo é separado e coletado por pessoas responsáveis que destinam o material corretamente. Elas ganham dinheiro com isso e movimentam a cadeia de reciclagem.

VOTO DE CONFIANÇA
Dito isso tudo, a Bavihaus pede seu voto de confiança para as cervejas em lata, que já deixaram de ser tendência. Elas são realidade. Já não importa mais o segmento, se é cerveja de massa ou cerveja especial, a lata está aí para provar que podemos ter excelentes cervejas e rótulos, economia e preservação de recursos financeiros e ambientais. Confie na lata!

Escrito por

1 Comentário

  1. Baita Alan, eu prefiro por ser bem mais prático o descarte, e uma das melhores cervejas já tomei foi a Nebulosa na lata que aparece ai na foto!

    Deixe um Comentário