Escolha a cerveja certa para deixar o churrasco ainda melhor!

O empresário Luiz Kojoroski, que é parceiro da Bavihaus, e o nosso beer sommelier Julimar Stolarski  compartilharam os conhecimentos em carne e cerveja para elaborar um texto com algumas dicas simples para fazer um bom churrasco acompanhado de cervejas que combinam com os cortes preferidos da maioria das pessoas para serem preparados na churrasqueira. Não deixe de conferir as dicas.

Não podemos negar que carne e cerveja, por si só, combinam muito bem, mas, quando combinamos o estilo de cerveja certo com o tipo ou corte de carne preferido, conseguimos ter uma experiência ainda melhor.

Quando falamos em churrasco tradicional (na churrasqueira e, geralmente, temperado apenas com sal ou, então, com sal e alguns poucos temperos), optando pela carne vermelha, claro, logo vêm à mente os cortes mais populares, que chegam a dar água na boca, não é mesmo? Picanha, Costela e Fraldinha são os mais lembrados na maioria das vezes e eles têm algo em comum, são cortes com alto teor de gordura. Então, nada melhor que começarmos por aqui. Cortes que se caracterizam por serem mais gordurosos necessitam de uma complementação que facilite a limpeza da untuosidade do paladar. Isso é possível com cervejas que têm carbonatação mais acentuada, além de amargor e álcool, o que facilita a ‘limpeza ‘ do paladar para o próximo pedaço. Cervejas como as American Pale Ale e India Pale Ale são adequadas para isso.

Se optamos por cortes mais leves, como Filé Mignon, Maminha ou Coxão Mole, cervejas como a Vienna, com um pouco menos de amargor e mais maltes caramelos, não se sobressaem ao corte e, mais, ajudam a complementar os sabores da carne.

Claro que não poderíamos deixar de lado a carne suína, que tem um sabor característico mais encorpado. Para ela inidicamos cervejas como Bock ou Doppelbock para a apreciação ficar ainda mais gostosa. Esses estilos são mais encorpados, têm teor alcoólico de médio a elevado e possuem uma característica de caramelo no aroma e no sabor, resultado da carga de malte usada nas receitas. Sem dúvida, são atributos ideais para serem combinados com um bom corte suíno.

É importante lembrar que o tipo de preparo e o tempero podem influenciar na harmonização e, logicamente, na escolha das cervejas. Hoje falamos, especialmente, do nosso churrasco mais tradicional, aquele feito na churrasqueira, usando espeto ou grelha. Já estamos preparando um outro texto, em que inidicaremos as melhores combinações de carne e cerveja para cortes preparados de outras maneiras, como no forno ou na panela, por exemplo.

 

>> Fotos: Blog Bebida Express (capa) e Beercast Brasil (interna)

 

#Bavihaus, a casa da cerveja em #SMOeste, #Itapiranga e #Blumenau!

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário