Entenda o papel dos sommelieres de cervejas e como eles podem lhe ajudar

Desde que o cenário de cervejas artesanais começou expandir velozmente aqui no Brasil, pessoas e empresas têm se dedicado muito para acompanhar esta evolução por meio de conhecimentos técnicos. Podemos citar rapidamente as especializações na área de produção caseira e industrial, geração de negócios, bem como na área de serviços voltados ao atendimento ao consumidor, dentre elas, a curadoria de eventos e a sommelieria de cervejas.

Se a gente observar com atenção, das mais diversas funções que o mercado cervejeiro agrega, existe uma em especial que está diretamente ligada aos serviços que a Bavihaus e muitas outras empresas do setor oferecem. Trata-se do sommelier de cervejas (ou sommelière no caso das mulheres). Estes "caras" são profissionais capacitados para atuar em diferentes níveis, desde o atendimento em uma loja/empório/supermercado, passando por bares e restaurantes especializados até a realização de eventos de grande magnitude cuja proposta seja repassar informação e conhecimento aos apreciadores de cervejas.

Além disso, estes profissionais também podem atuar no controle de qualidade em cervejarias desde que tenham domínio aprofundado sobre produção cervejeira, que vai desde o aperfeiçoamento de receitas até análises sensoriais minuciosas para identificar possíveis aromas e sabores indesejáveis na cerveja. Trata-se, portanto, de uma profissão extremamente dinâmica e necessária para o desenvolvimento gradual do mercado cervejeiro. Basta ver a quantidade de sommelieres que têm surgido aqui no Brasil.

Quer ser um sommelier?
Se você pensa em aperfeiçoar seus conhecimentos sobre cerveja, pretende montar um negócio no ramo ou simplesmente quer degustar cervejas com uma perspectiva profissional, certamente este é um dos cursos indicados.

Quem nos ajuda a explicar um pouco mais sobre este assunto é o coordenador dos cursos de Sommelieria da Escola Superior de Cerveja e Malte de Blumenau, Rodrigo Sawamura. Segundo ele, um dos principais objetivos do beersommelier é o de alterar a imagem e a percepção de valor da cerveja que muitas vezes é estigmatizada ou diminuída por algum motivo. "Cabe ao sommelier de cervejas orientar o consumo inteligente da bebida, conhecer os principais estilos de cerveja e reconhecer suas principais diferenças, bem como, indicar harmonizações adequadas entre as mais diversas possibilidades gastronômicas e as cervejas", comenta.

Rodrigo Sawamura, sommelier de cervejas ESCM

Além disso, de acordo com Sawamura, um sommelier de cervejas deve ser capaz de selecionar e descrever adequadamente as cervejas para compor, de forma assertiva, cartas de cervejas para diferentes estabelecimentos, respeitando a concepção de negócio de cada empreendimento; conduzir uma apresentação de cervejas de diferentes escolas e perfis sensoriais durante uma degustação guiada; e realizar todo o serviço da bebida da forma adequada.

Com relação ao mercado de trabalho, Sawamura comenta que além da figura clássica daquele profissional que atua em bares e restaurantes como responsável pelo serviço de bebida (sugerindo harmonizações e orientando eventuais dúvidas dos clientes) há muitos sommelieres de cervejas atuando em importadoras, microcervejarias, consultorias, lojas especializadas dentre tantas outras possibilidades.

Sommelier na Bavihaus
Por aqui, temos beer sommelier! E embora nossas equipes de atendimento diário estejam treinadas para suprir as dúvidas mais corriqueiras, sempre há pessoas que vão expressar anseios específicos em que apenas uma pessoa com conhecimentos aprofundados poderá ajudar. Para isso, durante os horários comerciais, a matriz de São Miguel do Oeste e as filiais de Blumenau possuem sommelier de cervejas disponíveis para prestar um atendimento mais qualificado, dependendo da necessidade de cada um.

Desta forma, pretendemos colocar cada vez mais em prática os conhecimentos dos nossos sommelieres a fim de proporcionar um atendimento mais qualificado e personalizado.

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário