Quanto tempo dura a cerveja?

Todo produto alimentar, comida ou bebida, deve ter, por lei, uma data de validade. E o que acontece logo depois da meia-noite, quando expira o prazo de validade? O produto automaticamente estraga e não pode mais ser consumido? Certamente que não! Mas, a partir daquele momento, o fabricante não mais se responsabiliza pela manutenção das características e qualidade daquele produto, ou seja, o seu consumo é desaconselhado.

E como funciona para a cerveja? Nosso líquido precioso também está sujeito às ações do tempo. Às vezes para o bem e muitas vezes para o mal. Afinal, quanto tempo dura uma cerveja em sua embalagem fechada para ser consumida com segurança e, acima de tudo, com satisfatória experiência sensorial? Será que podemos beber tranquilamente aquela cerveja que já ultrapassou a derradeira meia-noite da data de validade?

Buscando trazer um conteúdo completo, selecionamos informacões divulgadas pela Cervejaria Sapatista, de Porto Alegre. A seguir você pode ler uma versão mais enxuta do material publicado por eles.

Como se calcula a validade da cerveja?

A validade da cerveja e de qualquer outro alimento ou bebida perecível é calculada sob o critério do que se chama “shelf life”. Esse termo representa o tempo de vida útil da bebida em prateleira, sendo contado a partir da data de produção do produto.

No caso da cerveja, a data de fabricação não começa a contar a partir do dia em que foi feita a “brassagem”, mas sim após o período de fermentação e maturação, onde a bebida finalmente fica pronta para ser envasada e consumida.

Em geral, esse tempo de vida útil é convencionado pela legislação como sendo de 12 meses, mas, no caso da maioria das cervejas artesanais, esse tempo geralmente é menor e vai ser estipulado por cada produtor.

A composição determina o prazo de validade da cerveja

O que determina o prazo de validade é a composição do alimento ou da bebida, e o prazo de validade de um produto deve ser testado.

Antes de um produto ir para o mercado com um prazo de validade, ele passa por análises químicas e, dentro dessas análises, procuramos saber quais são as bactérias e fungos que podem conter naqueles alimentos, quanto tempo elas vivem e como elas se comportam.

Normalmente, a cerveja ainda está apta para o consumo e com as características sensoriais preservadas até 4 meses após o envase. Depois desse período, ainda continua sendo seguro consumir, mas sua qualidade sensorial pode começar a decair. Esse tempo de degradação vai depender de diversos fatores, como o estilo de cerveja produzido, a temperatura e forma de armazenamento e se ela passou por algum processo para diminuir a carga microbiana, como filtração ou pasteurização. As pasteurizadas duram aproximadamente 18 meses, se bem armazenadas. As não-pasteurizadas, caso de muitas artesanais, são mais vulneráveis.

Algumas cervejas mais alcoólicas e complexas, que tenham, por exemplo, acima de 9% de álcool, podem, normalmente, ser armazenadas além da sua data de validade da embalagem, por períodos superiores a um ano e, após esse período de maturação na garrafa, possuir sabores e aromas ainda melhores.

Enquanto cervejas mais leves e menos complexas são mais sensíveis e, com o tempo e forma de armazenamento, passam pelo processo de oxidação. Assim, quando vencidas, essas cervejas podem ficar com aromas que remetem a papelão, com percepção de maior dulçor, amargor desagradável e também trazer notas que remetem a algo metálico. Essas cervejas não vão fazer mal, mas provavelmente a experiência da degustação será comprometida, pois elas não estarão mais com os componentes de aroma e sabor frescos.

As cervejas artesanais possuem validade diferente?

A validade da cerveja artesanal, na teoria, é parecida com a validade da cerveja industrializada massificada. Entretanto, dependendo do estilo da cerveja, ela não estraga. Assim como um vinho ou uma cachaça, as cervejas artesanais vão envelhecendo aos poucos, mudando sua estrutura e modificando suas características. Algumas melhoram.

Mas o que acontece com as cervejas que encontramos no supermercado, é que elas são muito sensíveis a fatores externos, como luz e temperatura e, por isso, com o tempo, elas vão perdendo as suas características iniciais de produção.

Embora possam estar com a mesma data de validade indicada no rótulo, alguns estilos de cerveja podem durar mais em relação a outros.

Cervejas de tons dourados, por exemplo, tanto as mais claras, quanto as mais escuras, possuem entre 3 e 6 meses de validade. Os estilos Weiss, IPA, Amber Ale e grande parte das Lagers se enquadram nessa possibilidade.

Por outro lado, as cervejas escuras e com maior intensidade de aromas e sabores, como Stouts, Dunkel, Porter, entre outras com essas características, possuem um prazo de validade um pouco maior, chegando a 12 e 14 meses.

A influência da embalagem na validade da cerveja

A validade da cerveja artesanal também pode ser influenciada diretamente pela embalagem em que a cerveja é armazenada. A lata costuma conservar a integridade da cerveja por mais tempo. Como é lacrada, a cerveja não tem contato com o ar, evitando a oxidação e conservando as características sensoriais da bebida por mais tempo, além de evitar também o “lightstruck” (influência da luz).

No meio da cerveja artesanal, muitas pessoas têm o costume de guardar cervejas para além da sua validade. São experiências que são realizadas para entender como a cerveja estará após passar por um longo processo de maturação, e muitos exemplares trazem gratas surpresas após abertos. Normalmente, as cervejas artesanais não têm nenhum conservante artificial, e a maioria não passa por processo de pasteurização; então, os microrganismos presentes continuam transformando os componentes da cerveja e produzindo novos aromas e sabores com o tempo.

Existem cervejas muito especiais e exóticas que, quanto mais anos passarem, melhores sabores e aromas terão. Alguns estilos de cerveja ácidas como Geuzes e Lambics têm validade de décadas. As centenárias cervejas de fermentação espontânea, populares na Bélgica, se beneficiam do seu tempo na garrafa. Nesse sentido, a data de vencimento sugerida em seus rótulos costuma ser de 15 a 20 anos, podendo algumas cervejas chegar a 50 anos ou mais. O aroma e sabor dessas cervejas são bem diferentes das cervejas mais convencionais e podem não ser apreciados por todas as pessoas, mas a questão da validade já não se aplica nesses casos.

Sendo assim, os anos após a sua fabricação são essenciais para que as variações químicas aconteçam nas bebidas, a partir do trabalho de diferentes espécies de bactérias e leveduras. Geralmente, essas cervejas são comercializadas somente após dezenas de anos.

E o que acontece se beber cerveja vencida?

Se você tem latas ou garrafas de cerveja guardadas no fundo da geladeira, caaalma. Até o momento, não existem casos registrados de intoxicação alimentar causados pelo consumo de uma cerveja vencida.

Há uma explicação científica para a bebida fora do prazo não fazer mal (na maioria dos casos). As propriedades químicas da cerveja, como concentrações de álcool, meio anaeróbico, presença de lúpulo e pH baixo impedem a proliferação de bactérias que causam problemas à saúde. Porém, conforme o tempo passa, o álcool pode evaporar, e o efeito bactericida pode desaparecer na cerveja. Assim, aumentam-se as chances de alguma bactéria indesejável contaminar a cerveja e pode haver risco de intoxicação, sim, principalmente para cervejas menos complexas.

Em comparação com outros produtos alimentícios, é muito raro, mas pode acontecer. Por isso, o aconselhável é evitar consumir produtos fora da validade estipulada pelo fabricante.

Validade da cerveja e o perfil sensorial

A data de validade da cerveja é mais um parâmetro relacionado ao perfil sensorial, para que ela fique dentro das características propostas pelo fabricante e para que o sabor e a aparência ainda estejam adequados.

Então, quer dizer que uma cerveja nunca fará mal para alguma pessoa? Não é bem assim. Vamos esclarecer! Além da contaminação química, existe uma outra forma da cerveja se tornar imprópria para consumo, quando os procedimentos de higienização e sanitização não são realizados corretamente. Por isso, antes de comprar sua cerveja, é muito importante verificar se ela vem de uma produção cervejeira profissional e com registro, que cumpre todos os requisitos necessários de boas práticas de fabricação.

Podemos concordar que a data de validade é algo um tanto arbitrário. Muitas vezes, algumas cervejas vencidas ainda estão boas e outras, que ainda estão com a validade dentro do prazo, estão bastante desagradáveis. Mas claro que ela não é uma mera formalidade! É a garantia que o produtor nos dá a respeito de qualidade, se responsabilizando por apresentar um produto adequado para o consumo dentro daquele prazo.

Caso o produto esteja estragado dentro dessa data, é de responsabilidade do produtor realizar procedimentos de monitoramento e, em alguns casos, de troca da cerveja. No entanto, em um produto fora da validade, você não tem garantias e o risco é todo seu!

Em resumo, na?o ha? uma fo?rmula exata que explique ate? quando se pode tomar uma cerveja com o prazo de validade vencido. O mais prudente e? mesmo apelar ao bom senso. Se quiser jogar pelo seguro e evitar possi?veis intoxicac?o?es (ainda que essas sejam raras, ou ate? inexistentes), o melhor mesmo e? comprar uma cerveja fresca e dentro da validade. Mas na?o se preocupe no caso de alguns dias ou semanas terem passado. Em termos de sau?de, dificilmente algo ruim irá acontecer.

Gostou do conteúdo? Compartilha com sua turma!

Tem alguma sugestão ou dúvida? Encaminha para nós.

Fonte: sapatista.com.br/validade-da-cerveja

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário