Afinal, cerveja sem álcool é boa ou não?

É claro que... SIM! Ela continua sendo cerveja e, se você gosta de cerveja, é bem provável que irá gostar também das variações sem álcool.

Quatro amigos sentam à mesa de bar. Um deles pede ao garçom:

- Uma cerveja sem álcool, por favor!

Ato contínuo, é imediatamente encarado pelos outros três com aquele olhar de “como assim?”. Essa cena é nada incomum em bares e restaurantes. Ao menos aqui no Brasil. Uma vez que beber cerveja sem álcool é considerado (ainda) algo inadmissível pela grande maioria dos amantes da bebida. Uma heresia, diriam alguns.

Mas saiba que isso vem mudando. Aliás, muitas fontes já indicam o aumento da aceitação da bebida pelo mundo, principalmente pela Europa onde, na Espanha, por exemplo, já se registra um aumento de 15% de participação de mercado das cervejas não alcóolicas. E isso se deve a muitos fatores.

Primeiro, é preciso lembrar que a rigidez da legislação de trânsito apertou o cerco em muitos países, fazendo com que motoristas optem pela cerveja sem álcool na hora de beber com os amigos. Para não deixar de participar das rodas de conversa com um copo na mão, melhor que seja com responsabilidade, afinal, o problema não são apenas as multas e punições e sim os acidentes que podem ser causados ao se dirigir embriagado.

Seguindo nessa direção, as cervejarias aprimoraram a sua produção e já oferecem diferentes estilos sem álcool, além das tradicionais Pilsen ou Lager. Atualmente já existem rótulos sem ácool nos estilos IPA, Weissbier, Golden Ale, entre outros. O processo de produção é rigorosamente o mesmo das cervejas com álcool, sendo acrescida apenas uma etapa de eliminação do álcool que mantém as características da nossa amada bebida. Ou seja, uma IPA com álcool ou sem álcool é simplesmente uma... IPA!

E o que é ainda mais surpreendente nisso tudo, é que existem  muitos estudos em andamento a respeito dos benefícios da cerveja sem álcool que vão desde a hidratação e a reposição de minerais após atividades físicas até sua importância como fonte de vitaminas e antioxidantes que combatem o nosso envelhecimento. Mas isso já é assunto para um outro texto.

Gostou? Bora beber uma gelada sem álcool e pegar a estrada??

 

Veja algumas cervejas sem álcool que tem na Bavihaus!

 

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário