Esses são os nossos beer sommelieres. Muito prazer!

Até alguns anos atrás pouco se falava e se ouvia falar do beer sommelier. Com a expansão do mercado de cervejas artesanais e com a existência de instituições de ensino na área cervejeira a figura do especialista ganhou evidência e vem se tornando cada vez mais conhecida. Se você pensou que sommelier só existia para vinhos, errou...

Nós, da Bavihaus, oferecemos aos clientes uma grande quantidade de opções em cervejas nacionais e importadas de alta qualidade, como você já deve saber. E as nossas lojas não estão estruturadas apenas para vender o que há de melhor. Também estão preparadas para orientar você para a melhor compra. Temos três beer sommelieres, formados pela Escola Superior de Cerveja e Malte (ECSM), sob a tutela da Doemens Academy. Eles estão à disposição de qualquer pessoa que precise de orientação ou de uma indicação para que a experiência de degustar cerveja seja sempre incrível. Conheça, agora, os nossos especialistas.

 

Julimar Stolarski começou a empreender em 2004, no ramo de atacado de vinhos e alimentos. Ele é um dos sócios idealizadores da Bavihaus, que surgiu em 2009, em São Miguel do Oeste, e que só tem evoluído desde então. O contato com as cervejas artesanais aconteceu no ano de surgimento da empresa, através da Dado Bier e de algumas marcas importadas. "Em 2011 aprendi a fazer cerveja com um amigo e aí veio a vontade de conhecer cada vez mais cervejas artesanais e diferentes", ele lembra.

O curso de sommelier Stolarski frequentou em 2015. No ano seguinte voltou à ESCM, dessa vez para uma especialização em harmonizações. "Desde 2015 também produzo, como hobby, cervejas high gravity com passagem por madeira. Tenho um projeto para degustar essas cervejas mensalmente e com convidados para entender melhor como a bebida evolui com o passar dos anos", diz.

De acordo com ele, o curso serviu para dar técnica às degustações e agregar em conhecimento e contato com professores e colegas. "Eu gostava muito de estudar e já conhecia sobre produção e degustação devido a outros cursos e workshops. As aulas da ECSM ajudaram a revisar muitos assuntos e reafirmar coisas que já conhecia". O conhecimento de Stolarski não é só da Bavihaus. Também é dos clientes de São Miguel do Oeste, onde ele trabalha. Nossa clientela pode solicitar a ajuda dele no momento de comprar uma cerveja artesanal para uma boa degustação.

 

O beer sommelier Valdir Bido, que é sócio-diretor da Bavihaus, começou a se interessar por cervejas em busca de inovação para os negócios. Na época ele e Stolarski eram proprietários de um atacado de vinhos. Bido também foi incentivado por um amigo que produzia cerveja em casa. Daquele momento em diante o sommelier passou a buscar conhecimento sobre o mercado cervejeiro incessantemente. O resultado disso: o que era para ser apenas mais uma possibilidade de empreender virou uma paixão.

O convite para frequentar o curso de sommeliler foi feito por Stolarski. Bido aceitou prontamente e não pelo diploma, mas pela oportunidade de adquirir ainda mais conhecimento pessoal e profissional para ser aplicado diretamente na Bavihaus. "As aulas foram fantásticas. Gostei tanto que desde então tenho procurado estimular pessoas de dentro e de fora da empresa a buscar a certificação", ele conta. O empresário se surpreendeu com as aulas de harmonização, que mostraram combinações perfeitas de cervejas com pratos quentes, sobremesas e queijos. O conteúdo sobre serviços, estilos de cervejas e escolas cervejeiras também agradou muito. 

Bido afirma que com o aprendizado do curso o contato com os clientes que buscam cervejas diferentes ficou melhor e mais fácil porque está pronto para esclarecer dúvidas e para recomendar produtos que vão agradar o comprador. O conhecimento também é usado constantemente no contato com fornecedores ao comprar as cervejas especiais e quando tem de decidir por novas opções para serem vendidas pela Bavihaus. O sommelier trabalha na loja da Tamarindo, na rua 02 de Setembro, em Blumenau, onde fica em horário comercial, sempre à disposição dos clientes que precisarem de informações ou de qualquer tipo de ajuda.

 

Embora tenha começado a fazer parte do #BavihausTeam em 2015, a ligação de Alan Marcel Castaman com a cerveja artesanal começou bem antes disso. Por volta de 2011 aconteceu o primeiro contato com uma "cerveja diferente". Em 2013 foi a primeira vez que participou do Festival da Cerveja de Blumenau e então a coisa começou a ganhar corpo. Em 2014 produziu a primeira cerveja em casa com a ajuda de um amigo e em janeiro de 2016 formou-se sommelier.

Para ele, a sommelieria foi um divisor de águas, não apenas pelos conhecimentos adquiridos, mas por ter certeza de que, a partir daquele momento, a cerveja faria parte da sua vida de um jeito especial. "Foram dias de imersão total no mundo das cervejas, desde aspectos históricos, produção, análises sensoriais, mercado e serviços. Me dei conta, a partir de 2016, de que era com cerveja que eu queria trabalhar. Estava realmente apaixonado", revela.

Conforme Castaman, o aprendizado nunca termina e cada vez mais o mundo da cerveja mostra seu dinamismo e sua condição de expansão no Brasil. "O mais difícil é você se apaixonar pela cerveja. Depois disso, parece que as coisas começam a acontecer naturalmente até que você se perceba num caminho sem volta. E como um profissional do ramo cervejeiro, quero ajudar e contribuir cada vez mais com o crescimento do cenário cervejeiro, aprendendo e repassando meus conhecimentos ao máximo de pessoas que eu puder", conclui. A loja na qual Castaman presta serviços de sommelier fica na rua Frei Estanislau Schaette, no Água Verde, em Blumenau, das 9h às 19h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 9h às 13h.

 

#Bavihaus, a sua casa da cerveja em #SMOeste, #Itapiranga e #Blumenau!

Escrito por

0 Comentários

  1. Deixe um Comentário